A análise tributária é essencial para a boa gestão de uma empresa.
Ela envolve um trabalho minucioso com levantamento de dados financeiros, contábeis e fiscais para a escolha do melhor regime tributário. É recomendável, então, que esta análise seja feita periodicamente. Trata-se de parte do serviço de assessoria tributária.
Planejamento em Análise tributária
O trabalho da análise tributária começa com a adequação da empresa no regime tributário mais indicado para ela em determinado período.
São três opções: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Essa escolha é feita na abertura da empresa e pode ser alterada a cada ano, sempre em janeiro. Somente uma análise especializada feita por profissionais habilitados pode indicar a melhor opção.
O planejamento tributário inclui também verificar a obrigatoriedade e aplicação de todos os impostos para cada atividade. Além disso, informa suas variações de acordo com cada região e operação específica.
Análise tributária e o impacto na rotina
Este trabalho envolve ainda a orientação para as empresas em suas operações fiscais do dia a dia, especialmente para a correta emissão de notas fiscais e classificação fiscal adequada. Ou seja, todas as orientações são fornecidas para assegurar que não haja falhas nos processos internos.
Por fim, faz parte da análise tributária controlar e utilizar os créditos de impostos retidos da empresa e contabilizar seu estoque.
O estoque faz parte do patrimônio da empresa. Portanto, dependendo do regime de tributação em que a empresa está enquadrada, pode influenciar diretamente na apuração do lucro e, consequentemente, no cálculo de impostos.
Por mera falta de conhecimento e orientação, muitas empresas deixam de informar, ou informam erroneamente seus estoques. Isso gera resultados distorcidos na apuração do lucro, que podem se reverter em prejuízos e até multas fiscais.
Benefícios da análise tributária
O serviço de análise tributária traz diversos benefícios para a empresa.
Com este acompanhamento, possíveis falhas e erros podem ser percebidos e corrigidos, evitando multas e prejuízos fiscais.
É de grande importância para o empresário conhecer a real situação fiscal da sua empresa e enxergar possibilidades de melhoria através da análise tributária.