RIBEIRÃO PRETO, Brasil, 24 de outubro de 2019 /PRNewswire/ — Quando se fala em tributos, as dúvidas logo começam a surgir. São muitas taxas e impostos dentro da legislação brasileira em meio ao desafio de fazer uma gestão tributária efetiva. No entanto, isso pode ser um diferencial competitivo para empreendedores e empresas.
Por esse motivo, o contador Eliezer Marins, da Marins Consultoria, traz alguns conselhos para entender a importância de uma boa gestão de tributos e quais os benefícios isso pode proporcionar para o seu negócio. Boa leitura.
O que é e qual a importância da gestão tributária?
Gestão tributária é o nome dado a um conjunto de processos dentro da empresa de aspectos tributários, que engloba diversas esferas: fiscal, contábil, trabalhista, financeira, jurídica, entre outras previstas pela lei.
Os tributos incidem sobre qualquer produto ou serviço oferecido pela empresa, além da aquisição de insumos ou mercadorias.
A gestão tributária vai além de pagar os impostos em dia e ajuda a melhorar os índices de compliance e reduzir o recolhimento de tributos e minimizar o risco de problemas fiscais, evitando:
- Pagamento de multas por atrasos;
- Tributos indevidos ou acima do valor exigido pelo fisco;
- Irregularidades nas operações.
Quais os benefícios de uma gestão eficiente?
De acordo com uma pesquisa da Endeavor, 86% das empresas brasileiras têm alguma irregularidade diante do fisco. Manter os tributos em dia é cuidar da saúde financeira da sua empresa.Veja a seguir, outras vantagens:
1. Enquadramento adequado
Com o planejamento tributário podemos estabelecer o enquadramento fiscal correto para o seu negócio, evitando taxas mais altas do que deveria.
As regras de tributação variam de acordo com o faturamento anual de cada empresa, despesas operacionais, custo com mão de obra e margem de lucro.
2. Redução de custos e de surpresas
Com uma gestão tributária eficiente, é possível reduzir os impostos a serem pagos ou até conseguir alguma isenção.
3. Agilidade para lidar com questões fiscais
Ao ter todas as informações fiscais em mãos e os processos estruturados, o risco de divergências é muito baixo, evitando multas e sanções.
4. Obrigações sempre em dia
Manter todas as contas em dia e registros é sempre um alívio. Trabalhar de acordo com as leis é uma segurança a mais para você e para a empresa.
Tem dúvidas sobre tributações? Visite nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Podemos ajudar você.
Foto: https://mma.prnewswire.com/media/1017034/eliezer_marins.jpg
FONTE Marins Consultoria